segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Pra quem pediu: Mais um pouquinho sobre a escolha da escola!

E não é que meu cantinho ainda existe? E rende frutos! Delícia isso.

Há tempos venho buscando motivos para escrever e, de umas semanas para cá, algumas mães passaram por aqui e me fizeram algumas perguntas, principalmente sobre o assunto creche/escola.

Pois bem!

Como os questionamentos foram variados, resolvi responder a todas com um post novo e, quem sabe?, tentar ressuscitar o Confissões.

Simbora!

Quando visitei todas as escolas aqui na redondeza, a minha preferida foi a Meimei. Ela tinha cara de escola, cheiro de escola e clima de escola. Era tudo que eu queria. Ela, inclusive, lembrava a escola onde eu estudei... aí não teve jeito... Foi amor à primeira vista.

No entanto, a distância e a filosofia de ensino pesaram contra na hora de decidir.

Explico: não tenho qualquer conhecimento sobre a linha Montessoriana. Ela me encanta, me instiga e até me motiva ainda nos dias de hoje.No entanto, fiquei com medo que ela, mais na frente, trouxesse problemas à minha filha. Pode parecer loucura, mas eu senti um desconforto no coração e não fiquei segura.

Outra opção que muito me atraiu foi a Oga Mita. Mas somente no papel. Ela é referência quando o assunto é Construtivismo. Porém, além de ser um pouco distante e de ter um preço bem salgado, as funcionárias não fizeram a menor questão em me atender. Era preciso agendar e, por isso, nem um mísero bate-papo rolou. Aí não dá, né?

No final, confesso que a simplicidade determinou a escolha. Não a simplicidade da escola em si. Mas do nosso dia a dia. Pertinho de casa, bem estruturada e acolhedora, a Tatibitati nos ofereceu exatamente aquilo que precisávamos naquele momento.

Manu brinca, aprende e faz muitos amigos. A escola é super acessível e suas professoras também. Não há qualquer burocracia para conversarmos tête-à-tête com as tias, pedagogas ou quem quer que seja. Muitas vezes, é na hora da saída que tiro as minhas dúvidas.

Claro que perfeição não existe e, muitas vezes, questões administrativas me deixam um tanto incomodada. Mas o carinho com que tratam minha filha - e todas as outras crianças - desde a recepção até depois da saída é recompensador.

Mais que isso: ver os olhinhos da minha baixinha brilharem me fazem ter a certeza de que fiz a escolha certa!

***

Às que pediram, prometo me esforçar e voltar pra contar como anda tudo! E já adianto que está tudo muito diferente!

Aguenta aí!!!!


Um comentário:

  1. Obrigada pela resposta, Pati! Tivemos impressões bem diferentes das escolas, pelo que vejo. Amei a Oga Mitá, fui muito bem recebida, tive uma vasta explanação sobre a filosofia de lá, mas, infelizmente, não tem vaga para minha filha em 2016. Se um dia você tiver interesse, marque a visita. Você será atendida por uma coordenadora, que vai te acompanhar por uma hora em cada canto da escola e te explicar o funcionamento, falando com cada criança pelo nome e vendo o carinho recíproco delas. Vale muito à pena, garanto. Quanto à Meimei, fiz a vivência da minha filha na sexta-feira passada e também amei. Certamente, estou um pouco insegura quanto à forma diferente de aprendizagem, mas participo do grupo Montessori para mamães, no facebook e tenho obtido muita informação. Esta será provavelmente a escola da minha filha. Estou esperando para abrirem as matrículas e ver se haverá vaga... Estamos com algumas dificuldades de logística, já que eu e meu marido trabalhamos fora e só quero meio período, não quero integral. Se não tivermos sorte também na Meimei, ela certamente irá para a Bia Rizzo, construtivista, no Grajaú. Visitei e também gostei muito.
    Fui na TatibiTati no ano passado e não gostei, para ser sincera. Mas, como você falou, o importante é que você está vendo sua filha crescer e se desenvolver. E você está crescendo junto.E que seja assim! Muito obrigada pelas informações. Desejo muita sorte no seu novo empreendimento. Vou divulgar para quem tem meninos! Beijos :*

    ResponderExcluir