sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Qualquer devaneio sobre creche

Semaninha agitada esta. Mal consegui parar na frente do computador. E para falar a verdade, prefiro assim...

Apesar de, em menos de seis meses, já ter aprendido que vida de mãe não é nadinha fácil. Assumo que muitas vezes sinto falta de ter mais braços - aaah o polvo e seus oito tentáculos...inveja branca, pode?! Meus dois bracinhos, juro!, não estão dando conta. Fico, feito louca, imaginando como seria se possuísse 6 membros a mais: um seguraria a filhota, enquanto outro atenderia o telefone; outro mexeria na panela para não queimar a comida. Ainda sobrariam os que cortariam os legumes e, por que não?, um para pegar uma água bem geladinha para aliviar o calorão! Fala a verdade, se não são danados esses moluscos? E nós aqui, nos achando o máximo por sermos apenas bípedes!

Enfim, bobeiras à parte, sigamos em frente...

Nesta semana, em um dos raros momentos de descanso, bati um papo rápido com uma mãe que vive aquele momento chato pelo qual a maioria de nós tem de passar em algum momento: a volta ao trabalho e a consequente ida de seu bebê de 5 meses à creche.

Com o coração apertado e a cabeça cheia de dúvidas, ela começa a busca pelo local perfeito - se é que ele existe mesmo, e meu coração doeu junto. Mesmo sendo uma defensora da creche, fiquei imaginando o meu momento de deixar minha gordinha sob os cuidados de terceiros. Como será que vou reagir? Tenho certeza de que não será tão simples quanto imagino, pois assumo a minha dificuldade em manter Manuela longe das minhas vistas.

Por outro lado, sempre acreditei no poder da creche para contribuir com o crescimento da criança. Acredito que a socialização é o grande trunfo desse estabelecimento. Os pequenos recebem estímulos variados o tempo todo, diferentes daqueles que damos em casa.
Porém, ainda assim, imagino o quão duro deva ser, principalmente para mães que contam apenas com 4 meses de Licença Maternidade, e têm a creche como única opção.

Penso em voltar à ativa e colocar a princesa na creche quando lela completar um aninho. Acho uma idade boa para nós duas. E enquanto isso não acontece, busco outras alternativas para estimular o seu desenvolvimento - a natação já começa mês que vem. Vi também centros de desenvolvimento infantis que contam com atividades bem bacanas para bebês. Se encontrar algum mais perto de casa, fato que matricularei a baixinha.

Voltando à creche, acredito que cada família tenta buscar a melhor solução. Muitas podem contar, também, com parentes próximos ou babás...Eu, mesmo tendo essa opção, ainda voto pela creche. Como sempre, assumo meu lado podre e xiita! Se é para estar longe de mim, que seja com outras crianças, com estímulos, diversão e aprendizado.

A quem interessar, O Globo dá uma mãozinha àquelas que estão escolhendo a melhor instituição.

Eu, se puder, escolho uma com câmera, para passar o dia vendo a piolha! Nadinha fácil largar o osso...

2 comentários:

  1. Infelizmente essa hora vai chegar e eu, como você,fico imaginando como será a creche perfeita para Manuela!!! Vamos ver. Sei que será bom pra ela. Ficaremos na retaguarda torcendo pra que tudo dê certo.

    ResponderExcluir
  2. Pati, esse momento de separação não é fácil mesmo, por um lado ficamos felizes por saber que o filho terá um outro aprendizado e desenvolvimento e por outro lado as nossas emoções de mãe falando alto...rs Só quem é mãe entende esse sentimento.
    um beijo e obrigada pelo comentário no meu post do Recanto.
    Lauri
    www.pitacosdamae.blogspot.com

    ResponderExcluir