quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Martelo batido - Escola eleita!

Enfim, martelo batido, escola eleita e #todascomemora!

No final de semana, conversei muito com o marido sobre todas aquelas maluquices e neuras questões que atormentavam minha caixola e não permitiam que eu tomasse qualquer decisão sobre a escola da Manu.

Para começar, entendi que não há lugar perfeito e que posso, sim, errar! Querendo ou não, o risco existe. Por outro lado, devo estar sempre atenta aos sinais da minha filha e tentar ter um relacionamento bastante próximo com a escola para logo reconhecer a falha. Uma vez não satisfeita, beijo e tchau! Simples assim e página virada.

Além disso, antes de sair de casa (desta vez com marido!), tive a certeza de que eu deveria pensar em curto prazo neste momento. Eu quero socialização, entretenimento e desenvolvimento. Para 2014, é isto que busco para a escola da Manu. Principalmente, por ser um ano que – se Deus quiser – trará muitas mudanças aqui para casa.

Faltava, então, conhecer a última escola. Perto de casa e à qual eu tinha uma pequena resistência. Ela é bem falada, mas tem fama de ser tão cara quanto aquela primeira que visitei.

Sob um calorão, fomos à visita.

Lá, Manuela entrará no Berçário II. Apesar do nome, é bem diferente dos berçários que rejeito. Ela tem salinha de aula, com livrinhos e brinquedos e usará uniforme. Não tem berço e faz a refeição no mesmo refeitório das crianças maiores.

Optaremos pelo horário pedagógico, de 4 horas, e, por isso, almoçará em casa. Mesmo assim, depois da matrícula, há uma conversa com a nutricionista para saberem o que ela pode comer. A boa alimentação é prioridade lá.

Tem piscina e aula de natação. Tem também, para as meninas (?), balé e capoeira.

Vi o cadernos das crianças, me informei sobre os métodos utilizados na alfabetização e sobre como acompanhar o desenvolvimento da Manu. Tudo muito bem respondido.

Perguntei sobre desfralde, sobre a postura com eventuais problemas de saúde e outros detalhes.

Gostei bastante. Tudo bem limpinho, apesar do marido ter ficado incomodado com o cheiro de comida no refeitório (sim! Maridos!).

Na hora de conversar sobre valores, estava esperando AQUELA facada. Para minha surpresa, não foi! Ela está na mesma faixa das outras que gostei.

Confesso que não me apaixonei. E sei dizer exatamente a razão disto:

A maioria das escolas visitadas tem cara de creche, de berçário. Mesmo as que têm ensino fundamental têm cara de depósito de crianças que não têm com quem ficar, sabe?

Nada contra o fato das crianças precisarem ficar na escola por período integral. Não é isso! É parecer que não estão, de fato, aprendendo, mas sendo cuidadas. Uma creche para adolescentes, talvez.

Gosto de escola com cheiro e cara de escola. Tradicional mesmo. E isso só encontrei na Montessoriana.

Mas as que realmente atendem às minhas expectativas só aceitam crianças a partir de 2 ou 4 anos. Então, tive de rebolar e repensar as minhas prioridades.

Sendo assim, esta última foi A eleita. Mês que vem farei a matrícula e começarei a preparar minha cabeça para a nova fase que está por vir!

Boa sorte pra mim!

***

Last but not least...


Ontem teve pediatra e o fim do mistério: Manuela engordou MEIO QUILO! Sim, sim! Ela engordou direito! Não perdeu, não estagnou e nem super engordou! Tomara que ela continue comendo e que não me dê mais dor de cabeça por isso! Vivaaa!

12 comentários:

  1. Ahhh que maravilha, parabéns!! Ainda não sou mãe mas uma tia muito coruja, e passei por essa experiência de escola com meus sobrinhos, foi uma emoção enorme o primeiro dia, mas não creche pq já tinha 4 aninhos, eu e minhas irmãs com máquinas fotográficas e tudo rs .

    ResponderExcluir
  2. Só noticia animadora, amém!!! Isso aí, Pati!!! Que Manu se adapte bem e que vc fique satisfeita e feliz!!
    Bejos pra vcs!!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei até curiosa pra saber que escola você escolheu! Que bom que a "novela" teve fim, e me parece que você tomou a decisão com muita sabedoria. Realmente a escola perfeita não existe, e o máximo que acontecerá é você ter que trocar de escola no próximo ano, o que não é tão grave não. E parabéns pelo ganho de peso da Manu!
    Beijos,
    Rita
    http://melancianabarriga.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Pati, muito bom vc perceber que não precisa ser perfeita ou fazer sempre as escolhas perfeitas! A gente erra sim. É normal. Erra tentando acertar! Ensino pra Helena: filha a mamãe não sabe tudo não. Ninguém sabe tudo. Adulto também erra. Enfim, falo muito sobre essas coisas, pq eles realmente pensam que somos deuses! Daí quando erramos, ficam muito decepcionados! Gostei de você escolher uma escola perto de casa. Vai com calma. Deixa ela se adaptar. Ela e vc! Depois vc vê. Com ela mais velha, vc pode até pensar em transporte escolar se a escola for mais distante. E lembre-se: não somos perfeitas! E esse é o charme. Beijoca.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oi Pati! Tudo bem?!
    Sou mãe em busca de uma nova escola para o meu filho.
    Li alguns artigos do seu blog e me identifiquei em vários momentos. Rs...
    Fiquei curiosa quanto a escolha da escola. Se importa de me falar?!
    Também gostaria de ouvir a sua opinião a respeito das visitas que fez.
    Ficarei aguardando o seu retorno.
    Parabéns pela redação e conclusão!
    Bjs,
    Monique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Monique!
      Desculpa a demora em responder, mas o blogg anda tão abandonado... =(
      Vou escrever um post falando sobre isso.

      Bjs

      Excluir
  7. Oi, Patrícia, tudo bem? Depois de dois anos, encontrei este blog e este assunto de escolha de escola.
    Estou muito em dúvida em colocar minha filha no Oga Mitá ou na Meimei. Pelo que vi, você escolheu a Meimei. Após dois anos, você pode me dizer se está gostando?
    Estou numa dúvida cruel. Conheço muita gente que fala do Oga Mitá mas pouquíssimas que falam da Meimei... obrigada, beijos, Tatiana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiana, então... a escolhida não foi a Meimei. Como surgiram algumas perguntas, tá pintando post novo sobre isso.

      Bjs

      Excluir
  8. também gostaria de obter informações sobre a Meimei, pois estou na busca para minha filha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Si Regis, não escolhi a Meimei, mas vou escrever um post falando sobre isso agora.

      Bjs,

      Excluir
  9. Obrigada, Pati!
    Sucesso na vida!

    Beijos,

    ResponderExcluir