segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Olha o aviãozinho...

A chuva adiou meus planos de visitar outras escolas. Se São Pedro colaborar, ainda nesta semana volto à bateção de perna e continuo a contar minha saga.

O clima de agora é esperar a chegada da quarta-feira para ir à pediatra e começar o drama do mês. Estou tensa, desanimada, com nó na garganta, dor de estômago e todos os pitis possíveis provenientes do nervoso.

Honestamente, acho que este mês foi, de longe, o pior de todos em termos de alimentação. Sério! Tá punk! Eu estou me virando do avesso para fazer com que ela coma alguma coisa! Qualquer coisa!

Vamos lá!

Manu resolveu que só quer mamar! E mamar o que ela quer! Não adianta colocar vitamina na mamadeira: ela prova e depois trava a boca. Não adianta colocar mingau: ela prova e trava a boca. Suco? A mesma coisa. Só aceita leite e água.

Quando de bom humor, aceita bem manga, banana e abacate. Mas não como antes. E no almoço e na janta, não come nem dez (micro) colheres!

Aí eu comecei a tentar diversificar. Tentei biscoito com requeijão, bisnaguinha...Na-da! Faz cara de nojo, se meleca toda e não come.

Em alguns dias, cheguei ao ponto de tentar fazer outra comida, completamente diferente, para ver se ela aceitava. Se estava recusando o feijão e o fígado, eu corria para o fogão para fazer, fresquinho, peixe e arroz, por exemplo. Mesmo assim, nada!

E não é falta de apetite. Como nada dá certo, eu insisto por muito tempo, mas, se uma hora e meia depois ela não tiver comido, eu (ok! podem apontar!) dou leite. E ela mama tudo.

De repente, ela faz isso porque sabe que o leite virá. Mas eu não tenho condições de deixá-la morrer de fome. Até porque, eu não substituo a comida por leite. Não é uma troca imediata. Eu custo a recorrer à mamadeira.

Andei lendo que isso é normalíssimo e é comum acontecer nesta idade. No entanto, ela veio de uma sequencia de ridículos ganhos de peso. E na última consulta, ainda perdeu 150 gramas!

Sério! Não sou daquelas que acha que criança saudável é criança gordinha. Não é isso! Mas ela precisa se alimentar. Não dá pra viver de luz, gente!

Se é de sua estrutura engordar pouco, sem problemas! Mas não comer, não ganhar nada de peso ou ainda perder é que não dá! Convenhamos!

Às vezes, se empolga um pouco mais quando come do nosso prato. Mas é só um pouquinho mesmo.

Na última consulta, a pediatra disse que caso não engordasse, por desencargo de consciência, passaria um exame de urina para descartar qualquer infecção. Fato que é isso que fará!

Ah, para piorar, neste mês, três dentes resolveram nascer! Isso mesmo! Três!

Abre parênteses:

Cadê minha banguela, Deus? Cadê meu bebê desdentado????

Fecha parênteses.

Todos esses dentes podem, também, ter contribuído para a falta de apetite. Mas tinha de ser justo agora???? Não podia ser no mês que vem? Depois de ela engordar um cadiquinho?

Eu sei que estou morrendo de véspera. Mas também sei que se eu chegar lá esperando vê-la mais gordinha, vou me decepcionar de novo.

E como desgasta isso! Ela pode fazer toda bagunça do mundo! Eu posso ficar de cabelo em pé, sem banho e sem almoço que, ainda assim, eu fico super bem! Mas ela não comer acaba comigo! Fico destruída!

Enfim...

Que venha quarta-feira...

Comendo biscoito



11 comentários:

  1. Eu tinha alunos que tb não aceitavam bem a comida. Aí, uns comiam qndo tinha por perto o brinquedo preferido, outros comiam se a gente comesse junto e tinha a psicóloga que dizia pra gente deixar a criança sentir fome e depois que ela demonstrasse a necessidade de comer, aí oferecia a comida...Bem, tenta comer junto com ela: oferece uma colherada, aí vc diz: Olha, filha mamãe vai comer. Aí vc faz aquela encenação que só mãe sabe fazer, professora tb..rsrs Fica a dica! Bjos, Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, eu faço tudo que você imaginar. Como junto, divido prato, danço, rebolo, sapateio e nada!
      De repente é fase mesmo. Não acho que ela prefira mamadeira. Acho que ela não quer perder tempo.

      Excluir
  2. Acho que se ela só quer mamar, vc deve deixar! Isso é uma fase que ela está passando e vai ser rápida. E é uma fase que requer muita paciência...rsrs.Bjokas e boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Pode ser que os dentinhos tenham deixado ela enjoada para comer mesmo...e o leite é sempre mais fácil. Tenho uma amiga que a filha praticamente só se alimenta de leite desde 1 ano e está com todos os exames em dia...sua pediatra dirá o melhor a ser feito.Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que os dentinhos colaboraram mesmo, mas, na verdade, tenho a impressão de que ela não quer perder tempo, sabe?
      Tanto que ela aceita bem as primeiras colheres e depois trava e quer sair da cadeira, do colo ou de sei lá onde ela está!
      Obrigada!!!! =)

      Excluir
  4. Oi, Pati! Olha, ainda não sou mãe (a sementinha tá só de 6 semanas aqui dentro da barriga) e não tenho experiência nenhuma com criança difícil de comer. Mas já li muita gente dizendo que de fome a criança não morrerá se ficar sem a mamadeira por uma refeição, que depois de um tempo ela acabará cedendo e comendo a comida. Mas imagino o quanto que deve ser difícil deixar a sua filhota sem a mamadeira. Pode ser que seja só por causa dos dentinhos novos, pode ser que seja simplesmente porque ela prefira a mamadeira. De toda forma sei que isto é muito comum e se você for em diferentes pediatras talvez ouvirá diferentes recomendações. No final, você que deverá decidir a melhor forma de proceder.
    Beijos e boa sorte!
    Rita
    http://melancianabarriga.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rita!
      Deixei um comentário lá no seu blog, mas não sei pq não foi. =/ Foi no post sobre alimentação. Enfim...
      Tenho certeza de que ela não morrerá de fome. Mas o que tem mais mexido com meu psicológico é o fato dela ter vindo de uma virose com perda de peso. Eu cismei que ela deveria repor o que perdeu e, por isso, não consigo deixá-la sem comer, entende?
      Sei que não é justificativa, mas me apeguei de um jeito nisso! kkkk
      Quarta-feira eu vejo o que a pediatra fala.

      Excluir
  5. Oi Pati! Que barra isso! Ela pode estar chateada com o novos dentinhos. Um dos meus filhos é menor e mais magrinho, porém é o que come de forma mais saudável. Um verdadeiro natureba. Frequentemente fazemos acompanhamento do crescimento com o pediatra e endócrino. Confio nessa dupla e passo essa confiança para o meu filho, que se acha pequenino em relação aos amigos. As comparações com outras crianças são desnecessárias e deixam qualquer mãe de cabelos em pé. Temos que confiar no especialista e na nossa intuição. Beijos e boa consulta! beijos

    ResponderExcluir
  6. Querida Pati, que saco....
    Isso é horrível mesmo, eu sei como essa questão de alimentação enche nossa paciência.... sei bem....

    Eu já tentei de tudo com a Laura; dar comida com TV ligada (em todos os programas possíveis), deixá-la comer sozinha (e vou dando em paralelo), deixá-la escolher o cardápio... deixá-la mamar... deixá-la com fome....

    Acho que os dentes realmente incomodam e podem estar mudando ainda mais o paladar da Manu, quem sabe esperar mais um pouco para qualquer atitude não seja o melhor? Esperar nascerem os dentinhos e ver como a alimentação dela muda?

    Outra coisa: e se outra pessoa der a comida, em outra casa??? Tipo, a tia/madrinha, na casa dela, sem vc? Ela come???? Às vezes as crianças não comem para encher o nosso saco, essa é a minha conclusão. A Laura come suuuuper bem na escola, super bem mesmo, mas chega em casa fica um saco. Talvez se a Manu fizer uma ou duas refeições (teste) na casa dos outros, com outras pessoas coordenando, vc acha que ela comeria? Sem mãe e pai por perto!

    No mais, meu mais longo abraço e desejo de que esses dias passem logo.

    Beijos grandes!!!

    ResponderExcluir
  7. Pati....isso é desesperador mas vai passar!!!! Nossa princesinha tem muita saúde, alegria e recebe muito amor de todos nós. Beijinhos doce em vocês!!!

    ResponderExcluir
  8. Pati! Adorei o comentário acima: às vezes elas não comem pra encher o nosso saco!!! Pior que a Helena faz exatamente isso! Até hoje! Adora me irritar. E tá numa fase chata.... O que é isso verde? Que nojo! Odeio isso! To com dor de barriga! Vou vomitar! Cara...... Ô saco! Bem que é verdade aquela história que criança é igual videogame, a cada fase fica mais difícil! Sempre tive e ainda tenho verdadeira obsessão com a alimentação da Helena, mas diferente da sua com a Manu. Helena sempre ganhou peso demaisss. E eu neurótica pra ela não engordar muito! Mães... A gente não trm jeito mesmo!

    ResponderExcluir