sexta-feira, 1 de novembro de 2013

A ida para o berço.

Um milhão de fatores têm me deixado distante do blog. Dentre eles, o problema do meu computador de verdade. Estou usando um mais velhinho que faz tudo devagar-quase-parando. Aí, a vontade de blogar, minha gente, vai pro espaço.

Tem também, é claro, os milhões de afazeres do dia-a-dia e o prazer absurdo de estar com a Manu, curtindo cada segundo desta fase deliciosa.

Por outro lado, tem um monte de assunto vagando pela minha cabeça. As férias em família que estão chegando (viva!), o medo de cair que ela sente,  sua ida pro berço, a linda relação entre ela e a Ciça (minha afilhada-sobrinha-filha), os sinais do desfralde...

Tanta coisa que nem sei por onde começar.

Mas, aproveitando o soninho da princesa, vamos ver o que sai por aqui hoje!

Já falei por aqui sobre as noites da Manu e como nossa cama é, em parte, compartilhada. Ela tem um quartinho fofo, com um lindo berço que só era usado para bagunças e soninhos da tarde. Mas à noite, nunca!

Nunca porque cada hora acontecia uma coisa diferente. Nunca porque eu tinha medo de não ouvi-la. Nunca porque é cômodo tê-la no meu quarto. E, finalmente, nunca porque eu AMO dormir sentindo seu cheiro. Mesmo que isso resulte numa dor na coluna duzinfernu no dia seguinte.

No entanto, eu acredito que ela precisa ter seu canto. Não de uma forma rígida e ditatorial, mas reconhecer aquele espaço como seu. Afinal, ele foi feito com muito carinho só para ela.

Eis que um dia desses, notamos que o chiqueirinho no qual costuma dormir, ao lado da minha cama, começa a descosturar. Foi a deixa perfeita! Não havia mais desculpas. Não podia esperar que ele arrebentasse de vez para tomar iniciativa.

Falei pro marido crente que ele vibraria com a minha decisão. Por mais que ele apague a noite inteira e nem escute quando ela chora, ele não curte muito acordar com um pé bem no meio do nariz. Mas, para minha surpresa, o cidadão resolveu fazer um terrorismo psicológico e dizer que ela acordaria no meio da noite magoadíssima comigo!

Assédio moral praticado pelo próprio marido é ruim demais, né? Mas não caí na pilha e fiquei firme na decisão.

À noite, fiz minha baixinha dormir, liguei a câmera da babá eletrônica e coloquei o volume no máximo. Não consegui pegar no sono e fiquei vidrada na tela. A cada mexida, eu me preparava pra levantar.

No meio da madrugada, acordou tranquila. Viu seus brinquedos, sorriu e ficou em pé no berço. Nesse momento, óbvio!, eu já estava em pé na porta do quarto. Ela me viu, abriu aquele lindo sorriso que agora está cheio de dente (7, gente!!! SETE DENTES!) e pediu colo.

Pensei em fazê-la dormir de novo e devolvê-la ao berço. Mas não quis. Preferi trazê-la para ficar entre nós.

Não teve mágoa, não teve choro, não teve estresse.

E assim tem sido, sem qualquer pressão e com amor de sobra. Há dias que dorme lá, há dias que dorme na minha cama e pronto.

Quando está em nossa cama, ela dorme direto. Tem um sono tranquilo e, se deixarmos, ela acorda bem tarde! É maravilhoso perceber que ela se sente segura sentindo nosso cheiro. Ela chega bem pertinho de mim, coloca a mão no meu rosto e pronto: olhinhos fechados para dormir.

E é isso que eu mais quero. Que ela tenha segurança em nós! Que ela saiba que não importa a distância do quarto dela para a nossa cama, quando ela quiser, nos encontrará de braços e de coração cheio de amor para recebê-la entre nós.

Com um aninho ou cinquenta. Minha cama é dela. Meu coração é dela.


Eu sou dela!
Na cama da mamãe

Dormindo no berço

7 comentários:

  1. Olá Pati .. adoramos seu blog e estamos seguindo. Nos visite e siga tb ... tem sorteio de uma super babá eletrônica ... participe!

    Roberta e Luma
    http://princesaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Pati, Dan, nas poucas vezes que dorme conosco, dorme bem mais tranquilo! Impressionante o quanto eles se sentem seguros, não?! Se a cama compartilhada está indo bem pra vcs tres, continuem até onde acharem necessario! Acho que a dinamica de cada familia énque determina isso. Beijao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Myriam!

      Então...funcionar, funciona! Mas acho saudável que ela tenha seu espaço e nós, o nosso. O negócio é não ser engessado e nós podermos aproveitar as duas situações. Curtir nossa privacidade e dormir bem - sem chutes na cara -, e aproveitar o cheirinho dela quando estiver entre nós! =)
      Tomara que continue funcionando assim!
      Beijos

      Excluir
  3. Helena sempre dormiu no berço, desde o segundo mês. Adora o quarto dela. Dorme lá numa boa. Encheu a cabeceira da cama com fotos dos amiguinhos! Mas... Várias vezes acorda no meio da noite e vem pra minha cama. Todas as vezes que teve qq ziquizira, dormiu na minha cama. Já acordei de manhã na cama dela, pq dormi no meio da história e fiquei lá. Roberto já dormiu na cama dela pq chegou e se deparou com nós duas ocupando toda a cama de casal! E nesse momento, ela está ainda dormindo, no meio da minha cama, cim a cabeça no meu ombro e os pés na barriga do Roberto! E viva a liberdade! A vida de quem é radical deve ser muito chata e difícil.

    ResponderExcluir
  4. Pati, comprei o babycook e agora fiquei com uma dúvida. Minha bebê tem 5 meses e a sopinha leva caldo da carne. Como você fazia com o caldo da carne, na babycook? Deixa a carne cozinhando na água que vai cozinhar os legumes à vapor? HELP
    Ps.: conserta esse computador logo, amo seu blog e fico ansiosa pelo próximo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida!

      Primeiro, se tudo der certo, hoje eu tenho computador de novo. Na verdade, ele já ressuscitou, já posso usá-lo. Mas está com um probleminha na bateria que hoje à tarde irão solucionar.

      Então...o chato de fazer a carne no babycook é que leva muuuito tempo. Pelo menos, aqui era assim. Eu fazia separado. Eu costumava cozinhar uma quantidade "grande" de carne na panela de pressão. Depois, eu só colocava a porção que eu queria junto com os legumes no vapor mesmo pra pegar o gosto e batia.

      Ou cozinhava na água, tudo junto. Mas demorava taaanto...

      Espero ter ajudado.

      E já já tem post novo.

      Bjks!

      Excluir