quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Assustadoramente cansada

Odeio ter de admitir: estou exausta!

Exausta mesmo! Como se um trator tivesse passado sobre mim. Estou com o corpo pedindo arrego. Pedindo cama. Pedindo sono. Pedindo pra acordar meio dia.

Dificilmente alguém me vê reclamando de qualquer coisa relacionada à Manu. Não faço isso e chego, na maioria das vezes, a me orgulhar da maternidade intensa que vivo. Amor, bom humor e paciência estão sempre sobrando por aqui e só ameaçam a desaparecer quando a baixinha embarca naquelas famosas greves de fome.

Acontece que uma onda pesada resolveu passar por aqui e está roubando grande parte da minha energia. Estou sem fôlego!

Acho que já comentei por aqui um dos efeitos colaterais da creche: Manu não dorme mais uma noite inteira em sua cama. Para piorar, ela precisa dormir absolutamente agarrada em mim. Se pudesse, acho que entraria no meu corpo para garantir que eu não saísse do lugar.

Lindo, né? Também acho! Sentir seu cheiro e sua respiração é a melhor sensação do mundo. Mas esse agarramento todo só é bom na primeira meia hora. Logo depois, coluna dói, pescoço dói, braço dói...etc etc etc

Eu não posso me mexer! Se eu ouso a chegar um centímetro para o lado, de olhinhos fechados, ela chora, levanta os bracinhos e diz: "té a mamãe, té a mamãe".

Além disso, ela está com uma crechite chata! Pegou um resfriado que está bagunçando ainda mais o coreto. Como não atender a um pedido desses da minha princesa que ainda se ajusta à nova rotina, está doentinha e chamando por mim? Impossível!

Que se dane o meu sono! Que se danem minhas costas, meus braços, minhas pernas! Ela é a prioridade.

E essas noites mal dormidas já ultrapassam duas semanas. Aliás, já perdi a conta! Provavelmente já estamos chegando a um mês neste ritmo. Eu simplesmente não sei mais o que é dormir.

Ah! E, claro! Rotina nova e virose = GREVE DE FOME!

Óbvio! Não seria minha filha se não mostrasse seu desconforto parando de comer.

Com dor no coração, levo-a todos os dias à escola. Lá, ela fica bem e ainda come meio prato grande de comida. Porque aqui em casa, é manha para todo lado. Só aceita mamadeira e fruta.

Marido está em casa comigo e tem me ajudado bastante. Principalmente com os afazeres domésticos. Mas tantas noites sem dormir é de acabar com qualquer um. Imaginem agora que o resfriado dela resolveu passar pra mim? Tá ruim pro meu lado, minha gente!

Já tentei dormir algumas horinhas no meio do dia, mas a cabeça - às vezes, minha pior inimiga - resolve não desligar e não me permite embarcar num sono gostoso.

Fato é que estou morta! Paciente, mas morta! E torcendo para encontrar uma luz no fim do túnel e sair desta situação. Estou achando que esse dengo vai permanecer por um bom tempo, mesmo quando o resfriado passar e a creche não for mais uma novidade em sua vida.




3 comentários:

  1. Pati, conte conosco. Reclame, sim, quando precisar. Sempre que precisar.

    Será que Manu não está passando por um salto de desenvolvimento? Um pico? Nestas ocasiões, os bebês/crianças ficam mais manhosas, mais precisadoras de nós.
    Lembro-me que Laura dormiu muito mal de 13 meses em diante.... regularizando mesmo após o seu segundo aniversário. Não que tenha durado toooodo esse tempo dormindo mal, mas tivemos que rebolar muito para conseguir melhorar em algumas épocas. Não é fácil, mas pense por ela: escolinha, virose, talvez um salto/pico... para ela tbm deve estar sendo muito difícil assimilar tudo isso.
    Seja (mais) um pouco paciente e reclame sempre que precisar. Mas não ache que ela esteja fazendo por manha ou por "maldade", pq não é. Ela realmente deve estar precisando mais de vc nessa época confusa da vidinha dela.
    Laura, com 3 anos, foi só voltar à escola (após férias) e associar o novo bebê na barriga da mamãe, que, meodeosdocéu, não para de chorar, grita, berra, não quer entrar na escola, gruda na minha perna.... e ela ia SUPER bem. Passou a me chamar de madrugada e eu estou dormindo com ela na minha cama.... para passar um pouco de segurança. Sei que ela precisa de mim, mais do que eu preciso do meu (muito necessário) descanso.

    Fique bem e volte aqui para nos falar sobre ela.

    Áh, fazer as refeições na escola é tudo de bom!!! Eles comem muito melhor lá do que em casa!!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Pati, sei que os resfriados são o pior efeito colateral da creche. Mas te consola se eu te disser que isso fará o sistema imunológico dela ficar mais forte? Olha, espero que ela melhore, coma melhor e sem manha. E que você descanse!!!
    Beijo, Rita
    melancianabarriga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Pati, não se preocupe em reclamar porque todas nós passamos por essa fase em algum momento. Ficar sem dormir por vários dias é exaustivo mesmo!!! E os resfriados da escola não são fáceis...a adaptação do Dan foi algo que mexeu com todos nós e sei bem do que vc está falando...espero que logo as coisas se acalmem!!

    ResponderExcluir