segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Passos, descompassos e fofuras

Não contei pra vocês, mas na segunda-feira pós festa de um aninho, Manu deu seus primeiros passos.

Ela dançava ( ela A-MA dançar!) atracada à estante da sala e eu a chamei em minha direção. Estiquei o braço para que ela me segurasse, mas a mocinha veio toda linda, de braços levantados e movimentos à la pinguim. Linda demais.

Ao chegar pertinho de mim, atirou-se e caiu. Nada demais. Principalmente se compararmos a outros tombos que ela já levou. Mas ela não curtiu nadinha.

Pois bem, dali pra cá só ensaiou andar outras três ou quatro vezes e olhe-lá!!! Quando ela está em pé, solta as mãozinhas e consegue se manter por bastante tempo. Ela nem desequilibra. Quando desiste ou percebe que está sozinha, ela dobra os joelhos e senta, como mocinha que é.

Eu assumo que estou BASTANTE ansiosa para vê-la andando. Nesta noite, inclusive, sonhei que ela andava da sala até o meu quarto, e eu, feliz da vida, corria atrás dela. Estou doida para vê-la por aí, me deixando de cabelos brancos.

Por outro lado, eu sei que ela está pronta e que não há nada de errado com ela. Basta perder o medo e andar. Só isso.

Eu tomo muito cuidado para não pressioná-la. No entanto, faço o que posso para estimular essa nova etapa. Ela passa o dia livre, no chão, andando pela casa segurando nos móveis. Em vários momentos, seguro-a por uma das mãos e caminho com ela pela casa. Deixo que ela me guie.

Também não sou daquelas de comparar desenvolvimento das crianças. Cada uma tem seu tempo para tudo.

E por falar em desenvolvimento, a cada dia, a baixinha está mais e mais figura. Eu tenho crises de riso o dia todo.

Para começar, como a danada gargalha pra mim. Tenho cara de palhaça, só pode! Nada faz com que ela chore de rir como eu. É impressionante (e delicioso!).

Além disso, a danada adora dançar.Parece uma roqueira, sacudindo a cabeça para todos os lados. Qualquer sonzinho diferente e ela começa a sacolejar. É foférrimo!

Ela aprendeu a apontar para muitas partes do corpo. Mostra o dente, o nariz, o pé, a orelha, o umbigo...Ah, o umbigo! É apaixonada pelo meu. Arranca minha blusa para beijá-lo; É uma comédia!

Aprendeu a imitar uma vaquinha (por causa da Galinha Pintadinha) e um cachorro, mas este último já esqueceu!

Sua característica mais forte é o carisma. Sorri para todo mundo e manda muitos beijos para qualquer um. Entendam bem, MUITOS BEIJOS MESMO e PARA QUALQUER UM MESMO! Mas não curte ir no colo de qualquer um.

Nos dá cheirinho e beijinhos de nariz também. Quando estamos nós três na cama, é uma delícia. Manu é muito carinhosa e fica tonta de tanto nos distribuir beijinhos. Dá em um e no outro, revezando. É uma delícia!

Faz “te amo” com os bracinhos. Ela se abraça e se sacode de um lado pro outro.

Sabe ninar as bonecas (e o telefone, e a mamadeira, e qualquer coisa que segure) e aprendeu a brincar com elas. Dá comidinha, mamadeira, para elas e para nós.

Já fala neném (não pode ver a prima pra falar de um jeito muito gostoso e, claro!, mandar muitos beijos pra ela), cabô (é um “abu” acompanhado das mãozinhas de cadê!), dá e não! Além de papai e mamãe, né?

Quando perguntamos “quem é mocinha”, ela bate no peito dizendo que ela! E muitas muitas muitas outras gracinhas apaixonantes. Tem denguinho, tem boquinha, tem alô...

Para terminar, amou a praia. Levamos sua piscininha e ela fez muita bagunça!


Minha mocinha está a delícia das delícias, me enchendo de orgulho e amor. Só falta sair por aí andando e desbravando tudo. E quando isso acontecer, com certeza, virei aqui contar!                                                                 
Carioquinha!

3 comentários:

  1. Que graça! Isso dá uma saudade... Parabéns pelo aniversário! Daqui a pouco ninguém mais segura essa menina. Beijos, Gisa Hangai

    ResponderExcluir
  2. Minha princesinha mais saudável e feliz!!!! Cheia de energia!!!! Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Me emociono em ver toda essa historia linda que a Pat tá vivendo e vocês tambem, juntas pro que der ou vier. Admiro muito esse amor sem fim de vocês. Saudades. Bjs

    ResponderExcluir