terça-feira, 17 de setembro de 2013

Sempre disponível!

Com o primeiro ano da Manu, vieram um bocado de reflexões sobre a minha forma de maternar durante esse tempo. Sobre como eu me posicionava há um ano e sobre onde me coloco agora.

Percebo que bastante coisa mudou. Venho percebendo diariamente o surgimento de uma nova Patricia (já falei um pouco sobre isso outras vezes), muito mais confiante e segura. Uma nova Patricia que,apesar dos receios naturais, consegue vislumbrar um futuro bacana e ter forças para lutar por ele.

Hoje, consigo ver com clareza que o medo de ser julgada mexia com meus sentimentos e que, no fundo, eu me importava, sim, com o que "as pessoas iriam dizer". Aquilo não me impedia de tomar minhas decisões e de seguir meu caminho de acordo com as minhas crenças. Mas a desaprovação ou possíveis olhares tortos (de absolutamente qualquer pessoa) me causavam mal-estar.

No decorrer desse ano, fui amadurecendo e adquirindo confiança ao ver os resultados positivos das minhas escolhas. Pude perceber que há sempre uma infinidade de opiniões distintas, caminhos a serem seguidos e pessoas para julgar. Taí uma lição muito-bem-aprendida-graças-a-Deus.

Cada escolha que faço em relação à princesa é pautada- em primeiro lugar - nos meus princípios (e do marido, é claro!), no que acredito,em conversas com a pediatra, em pesquisas e conversas com outras mães. Claro que as chances de errar estão sempre nos rondando. Claro que nem toda escolha dá certo e é preciso saber recuar e recomeçar.

Mas de todas as escolhas que tive de fazer, de todas as posturas que tive de adotar, aquela da qual realmente me orgulho é de ter escolhido estar sempre disponível para minha filha. E quando eu digo sempre é sempre mesmo.

Estar disponível está longe de significar fazer todas as vontades ou estar sempre fisicamente grudada a ela. Significa, no entanto, tê-la como minha absoluta prioridade. Para ajudá-la, em qualquer situação, eu estou aqui. De braços abertos, com sorriso no rosto e sentindo-me privilegiada por tê-la como filha.

Conversando com minha mãe sobre isso, percebi que estou agindo pelo exemplo (sempre tão relevante na criação de um filho) que ela me deu. Minha mãe - tantas e tantas vezes comentada aqui - é, até hoje, disponível para mim e minha irmã. Ambas casadas e mães. Uma com 27 (quase quase 28) e outra com 32.

Minha mãe trabalha em dois empregos e, ainda assim, nos tem como prioridade. E sabemos disso. Não houve em nossa vida uma única situação em que estivesse ausente ou se passasse em omissão. Nun-ca!!!

De uma forma ou de outra, ela participa intensamente de tudo que nos acontece, seja relevante ou não! E isso é impagável. Ter a minha mãe por perto me traz segurança e confiança, mesmo que muitas vezes tenhamos pontos de vista bastante contrários - fato que nunca atrapalhou nossa amizade.

E é bem isso que quero fazer para sempre na vida da minha filha! Quero que ela saiba que eu estou aqui para ela. Sempre, sempre, sempre. Para absolutamente qualquer coisa, eu estou ao seu lado. Quero que ela confie em mim como eu confio na minha mãe. Quero transmitir a ela a segurança que a minha me transmite e que ela tenha dentro de casa a sua base firme e seu norte claro.

Por isso, nesse um ano, não houve um momento sequer em que eu perdesse a paciência com ela. Em momento algum, me irritei. Mesmo nas bronca, eu estava serena e, na maioria das vezes, rindo por dentro. Afinal, criança faz arte e cabe aos pais educá-las, não é mesmo?

Como acordar de mau humor com a criatura mais linda do mundo tentando te dar a sua chupeta? Como ficar realmente brava com alguém que te acorda com beijos? Como não estar disponível para alguém que diz que te ama com os olhos e que te faz experimentar a maior felicidade do mundo?

Não posso.

Por gratidão à vida, por gratidão a ela, eu escolhi viver para ela. Nas horas boas e ruins. Com sorrisos e lágrimas. Com brigas ou gargalhadas. Eu estou aqui por ela! Eu estou aqui pra ela!


2 comentários:

  1. Não sei se fiz certo. Mas sei que o resultado é excelente. Temos nós três uma cumplicidade. Contamos uma com a outra. Estamos sempre juntas. Se for pra rir,sorrimos, se for pra chorar nos amparamos. Estamos sempre perto uma da outra. Gosto de saber que vocês entendem assim esse amor. Adoro perceber que vocês vão passar isso pras minhas princesas. Te amo!!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir