quinta-feira, 18 de abril de 2013

A cirurgia e a dor no peito

Fonte: www.agetec.com.br

Escrever hoje não está fácil. Primeiro, por conta de uma microcirurgia bem dolorida pela qual passei ontem e que me exige, nada menos, que quinze dias de repouso. Depois, em razão da minha língua, que não precisou passar por nenhum procedimento cirúrgico para ficar bem afiada.

Vi e li algumas coisas nos últimos dias que me deram muita vontade de escrever. Gente ignorante, ainda hoje, me tira do sério. Gente que posa de santa e não olha para o próprio rabo também.

No entanto, como a meta para o ano (e para a vida) é tentar ignorar os malucos e deixar que propaguem suas insanidades por aí sem que eu me irrite, preferi respirar fundo, contar até dez e escrever sobre o que realmente vale.

Pois bem. E o que vale nesse momento é a imensa dor que sinto. Não física, mas no peito, no estômago. Devido à cirurgia à qual fui submetida ontem, não posso, em hipótese alguma, pegar Manu no colo. Que coisa horrorosa, sofrida!

Chego perto dela a todo instante. Cheiro. Dengo. Brinco. Mas nada de colinho. Nada de dar banho. Nada de botar para dormir. Nada de dar leitinho. Nada de nada.

Todas as tarefas foram delegadas a minha mãe, que, com maestria, assume tudo: filha, neta e casa da filha. Sem ela, o caos estaria instalado. Na verdade, sem ela, ainda estaria no hospital, pois só fui liberada por ela ser enfermeira e amiga do cirurgião.

Para quem não sabe, ela é a Mulher-Maravilha! Em carne, osso e cabelo Joãozinho! É impressionante como consegue dar conta de tudo, sempre com um sorriso largo no rosto, uma boa música no rádio e palavras de incentivo! É um baita privilégio tê-la como mãe.

Marido também está sendo um parceirão. Ficou comigo no hospital e, como eu já imaginava, tem um incrível dom anestésico. Seu carinho acalma e me faz ter certeza de que já já tudo estará de novo no eixo.

A verdade é que a família toda está unida para a minha recuperação. Meu pai e minha irmã, como sempre, estão presentes na torcida e no auxílio. É uma bênção tê-los por perto.

Mas, infelizmente, a maior dor ninguém ameniza. Sei que podia ser pior, que eu podia estar internada. Sei, ainda, que meu problema é mínimo perto de outras pessoas tão sofridas. Mas dói. É ruim. E isso eu não tenho como negar.

Serão quinze dias sem o maior prazer da minha vida: ser mãe. Sim. Eu sei que ela está ao meu lado, que a vejo a todo instante, sinto seu cheiro, beijo e abraço. Mas sinto falta de cuidar. Meter a mão na massa. De vê-la brigando contra o sono e, de repente, seus olhinhos começarem a fechar no meu colo. Respirando. Suspirando.

De pegá-la nos braços e sair correndo pela casa, fazendo muita bagunça. De coloca-la nos meus ombros e ouvi-la gargalhar. De dançar as músicas da Galinha Pintadinha e da Palavra Cantada. De curtir tudo ao lado dela. De terminar o dia exausta!

Pelo menos, agora faltam 14 dias para tudo voltar ao normal...

Filha, quando eu ficar boa, você não me escapa! 

5 comentários:

  1. Oh Pati que coisa chata isso tudo! Mas oh muita força viu, esses 14 dias vão passar rapidinho e já já vc estará recuperada para tocar o terror com a sua gordinha! Melhoras e o que vc precisar estamos aqui! E que sorte ter uma familia tão bacana hein! Melhoras para essa chatice acabar logo! Um beijo e o que precisar e só gritar! :)

    ResponderExcluir
  2. Pati, esses dias vão demorar a passar, mas, se possível, descanse...
    Vc precisa descansar para se recuperar da cirurgia, portanto, já que está impossibilitada de cuidar da Manu, tente descansar para ver se a cicatriz se fecha logo... não é fácil, eu imagino que não seja... eu mesma estou adiando uma cirurgia no punho, tenho 2 cistos enormes que precisam ser operados, mas estou adiando há um ano.... pq sei que ficarei impossibilitada de pegar a Laura, de fazer tudo o que eu faço com a mão direita...

    Espero que vc me se recupere logo, logo! E que, quando passar, vc encha a Manu de beijos e abraços, que vcs se fundam rapidinho de novo!

    Beijos!!

    Áh, parabéns pela família fantástica!!! Só quem tem sabe como é bom (e eu sei tb :))!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Não pense no tempo e no que está perdendo agora, pense em tudo o que vc vai ganhar depois. E não esqueça de tudo o que vc tem agora, um marido amoroso, uma filha linda, uma família que te ama e com certeza uma das melhores mães do mundo. Tive o prazer de conhecer sua mãe em um dos hospitais em que ela trabalha, gosto muito dela de graça. Ela é exatamente tudo o que vc descreve, a mulher maravilha! quando parece que tudo está desabando, ela estende a mão com um sorriso cativante e uma calma contagiante. Aproveite as férias forçadas e curta muito, todo o amor que circula a sua volta. Não existe coisa melhor nesse mundo. Boa recuperação, mande um beijo pra Manu e para Generosa. Bjs Ana Cristina Sousa

    ResponderExcluir
  4. Paty,tudo isso vai passar. Daremos muitas risadas,como sempre,quando lembrarmos desses dias complicados mas que serve para nos unir ainda mais.Com muitaaaaaaaaa fé em Deus, estamos aqui para o que der e vier. Amamos você e a Manuela é continuação sua. Portanto o amor que temos por ela também é imenso. Aproveite pra descansar,recarregar sua energia. Como já disse, estamos aqui pro que der e vier|!!!..

    ResponderExcluir
  5. Melhoras para vc.... O tempo passa rapidinho

    ResponderExcluir