sexta-feira, 3 de maio de 2013

A volta do apetite






Definitivamente, aqui em casa, aquela máxima de que “alegria de mãe é ver filho comer” é verdadeira!

Pelo menos, no momento em que estamos vivendo, é!

Como comentei aqui, Manu não engordou no mês passado e, por isso, deveríamos prestar mais atenção à dieta da minha modelete! Acontece que Lei de Murphy existe, é ingrata, e, justo agora, eu operei de emergência e seus dois dentinhos resolveram nascer. Com isso, a sua vontade de comer escafedeu-se!

Até então, a gordinha era boa de boca e a justificativa para o peso era o excesso de atividade e adaptação às novas comidinhas. Mas, nesse mês, alimentá-la foi tarefa difícil. Não queria mamadeira, comida nem fruta. No máximo, uma aguinha para refrescar e fazer lambança.

Com o fim do meu repouso e o nascimento, de fato, dos dois dentinhos, parece que o apetite da gordinha resolveu voltar. Há uns dois dias, ela já vinha dando sinais de melhora. Mas hoje, já posso comemorar, porque tudo mudou!

Para começar, ela dormiu cedo e, mesmo assim, dormiu a noite toda. Quando acordou, cheia de fome, tomou seu leite com vontade.

Depois de um tempo, meio duvidosa, resolvi oferecer um pouco de abacate, cujo bom teor calórico poderia nos ajudar com os quilinhos da baixinha. E ela aceitou! Fez cara estranha, mas mesmo assim comeu tudo.

Na hora do almoço, descrente de que ela comeria bem, fiz uma gororoba das boas! Havia sopinha no congelador (batata baroa, cenoura, nabo, chuchu, espinafre e músculo), a qual foi misturada com macarrão cabelinhos de anjo e feijão batido. Tudo no mesmo prato. E um PF! Para acompanhar, um suco de laranja lima.

Manu traçou tudo! Raspou o prato. Abria a boca pedindo mais, me fazia carinho e mandava beijos. Comeu super bem. E eu ganhei o dia. Adorei vê-la comer de novo com prazer. É tão bom.

Honestamente, nós não ficamos preocupados com seu peso. Nem nós nem a pediatra. Ela até pediu um exame de urina para descartar qualquer probleminha, e claro que o resultado veio perfeito, sem qualquer infecção. Sabíamos que a dicotomia excesso de atividade/adaptação à nova alimentação era a causadora da situação. E ela tinha muitas gordurinhas extras para queimar.

A (boa) alimentação dela é prioridade aqui em casa. Tentaremos, com naturalidade, fazê-la comer de uma forma bem saudável, evitando, ao máximo, besteiras desnecessárias. Sem radicalismo, mas com (muita) cautela.

Por isso, vê-la comendo bem no almoço e aceitando todas as frutas nos dá mais alegria. Continuaremos estimulando esse hábito para que ela cresça muito saudável!

Semana que vem tem pediatra e veremos, afinal, como foi o ganho de peso neste mês!

2 comentários:

  1. Pati, é uma DILIÇA quando a criança come bem, a gente fica até mais leve... parece que flutua... né?? uma delícia mesmo, parabéns!!

    é natural tbm que depois de um período de privação alimentar, ela queira "recompensar" a inapetência comendo mais. Isso sempre aconteceu com a minha pequena, sempre, a cada virose, febre ou períodos mais difíceis, ela comia por 2 na sequência.

    Aproveite essa fase e entuche nutriente na Manu, pq depois ela pode começar a ficar mais seletiva e isso é um sacoooooo!! Mas pode ser que ela não fique e que seja boa de garfo de qlq forma! Aí vc ajoelha, reza a agradeça a Deus.

    Beijos grandes!!

    ResponderExcluir
  2. Alegria de mãe e de avó é ver as crias "batendo um bom prato". Fico muito feliz em ver que as coisas estão voltando ao normal e que você está sabendo lidar bem com todas essas intercorrências. Parabéns!!!!!!!

    ResponderExcluir