segunda-feira, 20 de maio de 2013

Fralda Suja e Restaurante




Pais (principalmente mães!) são um bicho esquisito! Acho que com a maioria é assim: filho nasce e nós nos tornamos monotemáticos, vivendo, integralmente, a realidade das fraldas e papinhas. Pelo menos por um tempo. E perdemos tempo reparando em coisas que pessoas sem filhos jamais notariam.

Por exemplo, ultimamente ando prestando atenção nos fraldários de shoppings e nos trocadores de restaurantes. Essas duas coisinhas, invisíveis para os não-pais, algumas vezes são decisivas na hora de escolhermos o programa do final de semana. Afinal, cocô de neném é assunto tão sério quanto a crise econômica mundial e está sempre no top 10 das rodinhas maternas!

Pois bem!

Há duas semanas, fomos a dois restaurantes diferentes. Coincidentemente, nesses dois dias Manu estava com prisão de ventre (falta de apetite e falta de cocô não fazem a alegria da mamãe aqui!) e escolheu a hora do almoço para sujar a fralda várias vezes, em pouquíssima quantidade.

No primeiro dia, foi necessário trocá-la três vezes. E o trocador dentro do banheiro feminino,  de tamanho razoável, era no mesmo andar do salão. Sem grandes transtornos, apesar do fedor! Apenas fiquei imaginando o que passava na cabeça das pessoas da mesa junto ao banheiro me vendo entrar e sair dali a todo instante! Aposto que estavam discutindo o que havíamos pedido do cardápio para não pedir igual!

No dia das mães, a coisa foi mais complicada. Restaurante bacana, agradável, bonito. E Manu ainda com dificuldades com o cocô. De presente de dia das mães, me deu duas trocas de fralda. No entanto, dessa vez, para dificultar um cadinho, para trocá-la era necessário subir uma escada enorme e sem corrimão!

Era, para variar, dentro do banheiro feminino. E o espaço, excelente. Porém, nada agradável subir tantos degraus com uma criança cheia de cocô no colo. Sem contar os apetrechos necessários para fazer a limpeza.

Talvez não seja obrigação dos restaurantes de ter fraldários. Os shoppings (aqui do Rio, pelo menos) contam com uma estrutura bem bacana para os pais com crianças pequenas. Há fraldários ótimos por aí. Com espaço para amamentação, alimentação e até banho dos pequenos.

Com os restaurantes, a situação é mais complicada. Nem todos contam com um espaço para a troca de fraldas. E quando têm, não costumam ser os mais adequados.

É quase uma questão de acessibilidade! Colocá-los em local de difícil acesso pode complicar muito a vida dos pais.

Isso sem falar no fato de estarem, em sua maioria, localizados dentro do banheiro feminino! Sei que mesmo que preguemos a ideia de pais mais participativos, essa questão ainda é delicada e a divisão das tarefas com as crianças ainda não é a mais equilibrada.

Mas o mundo está mudando e os formatos familiares também! Pais solteiros e homoafetivos são uma realidade . E ter os trocadores apenas nos banheiros femininos seria um transtorno para eles, não acham?

Por outro lado, quando um filho nasce, descobrimos que somos capazes de (quase) tudo, desenvolvemos habilidades incríveis e passamos, também, a abusar da cara-de-pau. Quem nunca trocou a fralda de um filho em um lugar bem inusitado?

Quando não há espaço adequado, rebolamos e conseguimos. Qualquer lugar é lugar! O que não pode é deixar a criança suja! Isso não dá!

Mas seria tão mais fácil se encontrássemos mais trocadores bacanas por aí...

14 comentários:

  1. Quando o João Vitor era neném tinha muita prisão de ventre e costumava a fazer na praia... Era uma situação horrível. Quando somos pais esquecemos até o nojo que temos de algumas coisas, lembro da Ana Carolina sufocada e até sugar narizinho dela eu fiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente faz de tudo mesmo. Sem vergonha e sem pudor. A prioridade é resolver o problema dos filhos.
      Também já troquei a fralda da Manu na praia! =) E até na pracinha principal da Feira dos Paraíbas!

      Excluir
  2. Acho que eu passei a prestar atenção nos fraldários tão logo vc engravidou da Manu. E sempre fiquei abismada com o descaso dos estabelecimentos com isso. Mas acho que o pior fraldário do mundo é o do aeroporto do Galeão. Fica dentro do banheiro feminino (pra variar), q, por sua vez, é um dos mais nojentos do planeta! Fico tensa só de pensar em um dia ter q trocar a Ciça num desses banheiros...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmã, na hora H, você vai dar seu jeito, Mas é bem nojento mesmo!

      Excluir
  3. Pati, é isso mesmooooo!!!

    Sabe que ONTEM eu estava pensando nisso??? Agora com a Laura desfraldada, eu estava prestando atenção nos banheiros que comportam crianças (no sentido de dar apoio aos pais para ajudá-las, de serem limpos, terem vasos baixos e serem banheiro "família).

    Claro que até hoje não encontrei nenhum banheiro assim em minha peregrinação. Talvez no shopping tenha, mas em restaurantes e padarias (às quais vamos muito em SP), não tem, é nojento, eu mesma, adulta, não tenho coragem de sentar em um vaso daqueles, como colocar a minha filha ali??????

    E sim: PQ RAIOS OS BANHEIROS FEMININOS É QUE TÊM TUDO?????

    Pôxa, eu iria adorar o meu marido me ajudando de vez em quando nessa tarefa, tal qual ele faz em casa, em que dividimos tudo....

    É um saco isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani,

      Às vezes, meu marido fica na vontade de ajudar mas é barrado porque,claro!, não pode entrar no banheiro feminino.
      Ou, num dia de muitas trocas de fralda, poderia haver uma troca. Cada um ia uma vez. Mas há essa limitação.

      E os banheiros são podres. Vejo muitas mães colocando as filhas bem pequenas para fazer xixi na pia. Primeiro, acho péssimo. Mas, parando pra pensar, é uma baita crueldade colocar as meninas nessas cabines tão xexelentas!

      Excluir
  4. Pati, você tem muita razão. Tirando os shoppings, aqui em Manaus quase nenhum restaurante está preparado! Um absurdo! Principalmente aqueles que se preocuparam em fazer uma brinquedoteca para atrair as familias, mas, deixam de lado um item primordial que é a troca de fraldas. E mesmo para os que estão em desfralde, como é o meu caso, a situação é péssima, senão pior!! Porque como deixa um quase bebê sentar num vaso horroroso?! Uma questão bem polêmica essa!!! Beijos pra vc!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Myriam,

      Espero que, aos poucos, os donos de restaurantes percebam as necessidades das mães. Assim como há banheiros para deficientes, poderia haver um espaço mais acessível às trocas de fralda.

      Como falei com a Dani, é realmente muito cruel colocar as crianças nesses banheiros tão horrorosos que têm por aí. Culpa dos usuários e da falta de manutenção também.

      Estamos longe de ter algum sucesso!

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Filha, você foi muito feliz com esse novo texto!!! Realmente essa questão de fraldário tem que ser revista. Muito complicado trocar a fralda dos pequenos em lugares improvisados. Imagino durante a fase de desfraldar!!!!
    Boa sorte nessa sua nova etapa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mãe, a rainha da troca de fraldas!
      Que trocou a fralda da Manu, dentro do carro em movimento! =)

      Excluir
  7. Oii Pati!!! Primeiramente quero agradecer suas visitas no meu blog!!! Obrigada pelo carinho sempre!!
    Seu blog é lindo adorei seus relatos!!!! Isso do trocador é verdade, eu só saio para lugares que tem um banheiro legal e de preferência brinquedos porque se não , não dá, melhor ficar em casa!!!


    O blog Minha Maricota Maricotinha está completando 1 ano e para comemorar tem super sorteio lá no blog! Passa lá participar!!

    http://www.minhamaricotamaricotinha.com/2013/05/sorteio-1-ano-do-blog-minha-maricota.html

    No sorteio do blog você se cadastra uma só vez e estará concorrendo aos seguintes prêmios:

    - 1 Frisante Academia Moscatto
    - 1 Kit shampoo e condicionador Baby Boti – Boticário
    - 4 Músicas infantis personalizadas com o nome da criança – Tema Aniversário.
    (Será 1 música para cada pessoa sorteada).

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Pati, essa questão da troca de fraldas é complicada mesmo porque nem todos os locais disponibilizam um espaço adequado para isso. Mas vou te contar uma coisa, criança adora conhecer os banheiros dos restaurantes e de peferência quando o prato da mãe chega na mesa. kkk.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/
    #recantocomenta

    ResponderExcluir
  9. O que vc falou é verdade, só tomamos conta da existência dos fraldários e trocadores quando estamos com os nossos bebês, engraçado que já entramos no local procurando esses itens imprescindíveis!
    Concordo com vc sobre os shoppings do Rio são super equipados a primeira vez q entrei fiquei pasma kkkk
    Adorei o post, bjss
    http://cphilene.wordpress.com/

    ResponderExcluir