quinta-feira, 16 de maio de 2013

Salto de Desenvolvimento - será que estamos nele?

E não é que, ao que tudo indica, a Dani tinha razão? Manu parece mesmo estar vivendo um Salto de Desenvolvimento, como ela bem lembrou no meu último post.

Alguns sintomas são os mesmos que vemos aqui em casa. A baixinha ficou mais temperamental, mais chorona, querendo mais colo e dando (muito) mais trabalho para dormir.

Para quem não sabe, aqui vai um pouquinho sobre esse período:

“Saltos de desenvolvimento são aquisições de habilidades funcionais específicas que ocorrem em determinados períodos. O ritmo de desenvolvimento não é constante: há alguns períodos de desenvolvimento acelerado e outros onde há uma desaceleração.

Toda vez que seu bebê desenvolve uma nova habilidade, ele fica tão excitado e obcecado com a conquista que a quer praticar o tempo todo, inclusive durante o sono. Em outras palavras, um dos ‘efeitos colaterais’ desse trabalho todo que o cérebro dos bebês está fazendo é que eles não dormem tão bem quanto o fazem em períodos que não estão trabalhando em dominar uma nova habilidade. Eles podem até resistir às rotinas já estabelecidas.

No período que imediatamente antecede o chamado salto de desenvolvimento, o bebê repentinamente pode se sentir perdido no mundo, pois seus sistemas perceptivo e cognitivo mudaram, houve uma maturidade neurológica, mas não tempo hábil para adaptação às mudanças. Então o mundo lhe parece estranho, e o resultado da ansiedade gerada é geralmente desejar voltar para sua base, ao que já lhe é conhecido, ou seja, a mamãe! Em vista disso, é comum ficarem mais carentes, precisando de mais colo, e com frequência há também alterações em seu apetite e sono.” (Fonte: http://guiadobebe.uol.com.br/fases-de-crescimento-e-desenvolvimento-que-modificam-o-sono-do-bebe-e-da-crianca/)

Eles acostumam acontecer nos seguintes períodos:


Na noite em que escrevi o último post, Manu bateu o recorde mundial em birra para dormir. Vinha para o meu colo, fechava o olho, percebia que ia dormir, e abria o berreiro, esticando os bracinhos pedindo o pai. Marido pegava e o mesmo acontecia.

Ficamos nesse troca-troca por um longo e interminável período. Até que percebi que ela queria dormir no colo dos dois! Ao mesmo tempo!!! Gulosa ela!Como seu desejo seria impossível de ser atendido, deixei-a no colo do pai e fiquei atrás, olhando para ela, com nossos rostos quase colados, segurando sua mão e cantando!

Bingo! Ela queria estar pertinho, sentindo o cheirinho dos seus pais. Fofo, né?

Em segundos, apagou! De meia noite às oito e meia da manhã, ininterruptamente.

Depois disso, adotei uma tática que também tem evitado o choro:

Coloco-a no colo, com o rostinho no meu ombro, ligo o dvd da Galinha Pintadinha e fico ali, curtindo o chamego e fazendo cafuné. O processo é lento e haja amor (e saco!) para assistir duas, quiçá três vezes a turma da galinha azul.

Mas o resultado compensa! Prefiro passar o resto da semana cantando “Foi na loja do mestre André que eu comprei um pifarito” a ficar horas sem fim acalmando um choro muito mais desgastante.

E o segredo é a paciência. Com calma e serenidade, vamos driblando essas pequenas adversidades pelas quais cruzamos.

Além do mais, se realmente for o salto, em breve ele passará e trará grandes novidades!

Ou será que já está passando? Afinal, hoje, Manu desandou a conversar. Muito, mas muito, mais que antes.

Os dadadas começaram cedo e ainda não pararam. E a mãe aqui está louca de ansiedade para ouvi-la falar suas primeiras palavras!

3 comentários:

  1. Pati, pode ser isso mesmo, então!
    Que bom, que bom!!!!

    Os saltos passam rápido, viu? Não demoram muito, não, alguns dias e voltam ao normal. E voilá, a Manu está falante.... de repente é este o motivo do salto, a descoberta da sua fala, talvez...
    Ou o engatinhar, sentar, andar...

    Beijos grandes, boa sorte e muuuuuuuita paciência.
    Mas que passa, passa!!!
    =)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Nossa princesinha está crescendo muitooooooooo rápido!!!!
    Essas fases todas são muito gostosas. Adoro poder acompanhar de perto todo esse desenvolvimento dela.Falando então, é a coisa mais gostosa do mundo!!!

    ResponderExcluir