sexta-feira, 7 de junho de 2013

Meu sobrenome é Exaustão!

(http://fadadacaixinhademusica.blogspot.com.br/2008/09/terapia-de-grupo-para-mulheres-cansadas.html)
Semaninha danada de punk esta! Quase chego ao final de semana sem saber quem sou!

Juro!

Posso dizer com tranquilidade (Oi? Tranquilidade? Onde?)que depois de todos os trinta primeiros dias de vida da gordinha, os três primeiros dias desta semana foram os mais difíceis. Cansativos mesmo. Desgastantes.

O que houve?  Não sei. Ainda não sei.

Um possível resfriado, já que seu nariz tem escorrido bastante? Os dentes de cima nascendo? Manha? Dengo? Pesadelo?

Tantas possibilidades e nenhuma certeza.

Mesmo no período mais difícil, Manu sempre dormiu bem à noite. Acordava para mamar e, depois de satisfeita, dormia.

Rápido, começou a dormir a noite toda, sem qualquer problema. Às vezes (muitas vezes), dá um trabalhinho para dormir. Briga contra o sono mesmo. Mas nada que não aconteça aos montes por aí e com uma dose extra de calma e paciência não seja solucionado.

No entanto, no início da semana, a história foi outra:

Anoitecia e ela começava a resmungar. Talvez antevendo a hora de dormir, nada a satisfazia. Não tinha colo, não tinha chão, não tinha bagunça, não tinha comida... Nada a alegrava de fato.  Colocava a Galinha Pintadinha e ficava com a gordinha no colo (haja braço!) até que ela dormisse.

Dormiu? Pronto? Passou?

Nananinanão!

Minutos depois, ainda de olhos fechados, abria o berreiro. Mesmo dormindo, levantava-se buscando colo, aos berros. As lágrimas voavam dos olhos. E bêbada de sono, tombava sobre mim ou sobre o pai e voltava a dormir.

Depois isso se repetia. Até que ela resolvesse não querer mais cama, mais berço, mais colo, mais sono! Ela, mesmo de olhos caídos e bocejos intermináveis, permanecia acordada, misturando bagunça e choro. Antes de dormir de vez, ainda ficava nesse processo de chorar dormindo, até que muitas horas depois, apagava!

O que acontecia por volta das quatro horas da manhã!

E antes que pensem que ela está trocando o dia pela noite, não! Ela não está! Pois dormia às quatro e acordava às oito, no máximo, com a bateria recarregada, apesar de um pouco mais ranzinza.

Não acho justo eu reclamar de um bebê que sempre dorme bem. Na verdade, não acho justo reclamar de qualquer bebê. E talvez por conta desse pensamento, eu nunca cheguei perto de perder a paciência. Por enquanto, pelo menos.

Mas, veja bem! Eu disse “perder a paciência”! Ou seja, estou sempre de boa vontade para acompanha-la no que for preciso.

Porém, fiquei morta! Com uma olheira gigante, uma dor na coluna nunca antes vista na história do Brasil e com medo! Sim! Medo! Muito medo de que isso se torne um hábito ou que dure mais algumas (quiçá uma!) noites.

Principalmente em razão do choro. Quando desesperado e aparentemente sem motivo, ele tem o dom de me tirar do prumo. Fico agoniada, tensa, com borboletas no estômago! Para mim, é, de longe, o mais difícil!

Se abrir o berreiro pós-tombo, ok! Pós-vacina, ok também! Mas por razões desconhecidas não! Não adianta que não curto!

Dormindo mal, durante o dia a mocinha também não fica lá essas coisas! Reclama mais que o normal, e eu fico tentando evitar que ela durma, para ver se ela se cansa o bastante para apagar mais tarde.

Pelo menos, as noites mal dormidas aconteceram apenas segunda e terça, com reflexos pesados na quarta.

Mas, para ficar melhor, quinta, ela amanheceu um tanto resfriada. O nariz escorrendo evoluiu um tantinho, deixando-a mais incomodada. Para piorar, declara-se uma Guerra Mundial a cada tentativa de nebulização ou de lavagem do nariz com soro. Manuela quase aprende a correr nessa hora, só para fugir de mim.

Não pode ver a seringa ou a máscara que o caos se instala. Nada que muitos beijinhos na princesa e sorrisos (semi) banguelas não resolvam.

O bom é que sobrevivi até sexta e o final de semana está aí para o marido dividir o cansaço comigo. E amanhã, como disse antes, tem jantarzinho pra relaxar!

7 comentários:

  1. Putz, Pati, que cansaço.....

    Pode ser o resfriadinho chegando mesmo.... quando a gente dorme (no sono pesado), o nariz entope mais e fica difícil respirar, será que ela não estava acordando nervosa por conta disso???

    Já ouviu falar de nosefrida? É excelente para sugar secreção!!! Sempre aliviou muito aqui em casa.

    No mais, estimo noites mais calmas e um pouco mais de descanso, agora que o papai está aí para ajudar.

    Beijos grandes!

    ResponderExcluir
  2. Paty, isso vai passar rapidinho,você vai ver.Ela ainda não sabe dizer o que está incomodando,mas o bom humor isso ela não perde. Mesmo com soninho e irritada o sorriso banguela e o beijo inesperado estão sempre presentes. Aproveite o fim de semana pra descansar um pouco. Isso tudo vai passar,assim como passou o primeiro mês de choro. Sei que você tem paciência e vai tirar tudo isso de letra!!! Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. PH está com 8 meses e dorme super a noite. Dorme sozinho no berço, desde os 3 meses, sem embalos e sem choros. Mas cada vez que está para nascer um dente (ele está com os dois de baixo e um de cima encalhado) fica assim. E sei que não se deve dar medicação, mas na primeira noite que faz esse chororo eu dou camomilina c e gotinhas de paracetamol e ele dorme a noite toda bem!
    Adorei seu blog e o jeito como escreve!
    bjos
    #recantocomenta
    www.mamaeneura.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa amiga, que canseira em :)
    Mas logo essa faze passa.
    #recantocomenta
    http://cantinhodoalvaro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Bem vinda a esse mundo de incertezas!!!kkk
    Pode ser que realmente ela estava se sentindo mal, por isso ficou tão irritada... O Nanni não suporta ser acordado seja qual for o motivo, pesadelo ou dor, ele desde bebe fica muito irritado de acordar enquanto queria dormir. Ele também é bem dorminhoco!!
    A minha Manu sofre pacas nessa estação, preciso colocar umidificador no quarto, dar banho no banheiro bem quente pra aproveitar o vapor d'agua e quando a coisa ta feia faço inalação com ela dormindo, pra não precisar guerriar kkk
    Aproveite o fim de semana pra descansar...
    Bjs
    Mari
    #recantocomenta
    http://maricriando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Bom dia
    Você está no TOP FIVE no Blog Recanto das Mamães Blogueiras.
    Parabéns !!!
    Continue produzindo bons textos que nós estamos de Olhos.
    Bjks
    Andréia e Equipe Recanto

    http://www.recantodasmamaesblogueiras.com/2013/06/top-five.html

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Acabei de conhecer seu blog. Já estou seguindo.
    Exaustão é um sobrenome bem comum na vida de uma mãe de primeira viagem. Também sou uma! Quando minha filha tinha uma semana de vida, eu dava mamar para ela de 40 em 40 minutos. Vivia tão cansada que já dormia com ela pendurada no peito para não ter que acordar.
    Essa fase passou e já me habituei um pouco ao cansaço. Parece que o organismo vai se acostumando. Também aprendi a dormir quando ela dorme. Aí, dá para dar uma descansadinha.
    Depois, se tiver um tempinho, dá uma passada no meu blog. É sobre administração de tempo, destinado, principalmente, a mães.
    Abraço!
    http://cademeutempo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir