segunda-feira, 3 de junho de 2013

Nove meses da Manu

Toda e qualquer maternagem é recheada de erros e acertos. Bem como é dotada de uma capacidade inacreditável de transformar aquele que a exerce. Mães e pais. Basta o coração ser inundado por esse amor para, num passe de mágica, percebermos as mudanças que acontecem conosco.

Conheço (de longe, mas conheço) um pai obeso que, sonhando jogar bola com o filho sem medo de enfartar, entrou em uma reeducação alimentar inédita em sua vida. Quando seu filho completou quarto meses (ou 5, talvez!), ele já havia perdido dez quilos. E continuava empolgado, disposto a perder mais e ser, além de parceiro de pelada, exemplo para o filho.

Outro sonhava em ser pai de um menino. Deus (ou a sorte, para quem não acredita) o presenteou com um. E sem falar nada para ninguém, sem fazer alarde, desde que chegou à casa com seu bebê, nunca mais chegou perto de um cigarro. Tomado por esse amor tão enorme, em breve, completará um ano longe do tabaco.

Como eles, há muitos pais e mães que sofrem modificações visíveis a olho nu. Outras são mais interiores, menos perceptíveis pelas pessoas.

Honestamente, não consigo avaliar se as pessoas percebem o quanto mudei desde que fui abençoada com a chegada da Manu. Não sei e nem quero saber, na verdade. Porque o importante é a transformação que vem acontecendo de dentro pra fora.

Nesses 9 meses da princesa, completados cheios de alegria ontem, cresci como nunca. Mesmo enfrentando momentos não tão fáceis, mesmo em momentos que a vontade de chorar é grande, percebo em mim uma coragem nova, uma sensação de que, por ela, posso abraçar o mundo. Vencer seus vilões e, por que não?, vencer os meus. Por ela, enfrento tudo. E todos, se preciso.

Tenho a impressão de que, com o tempo, essas transformações vão acalmando. Sempre acontecendo, mas de formas mais sutis, mais leves. O impacto da descoberta desse amor é enorme e requer tempo para aprender a canalizá-lo devidamente.

Eu ainda estou aprendendo. Mas tenho certeza de que, graças a ela, posso ser alguém melhor. Por ela, quero ser alguém melhor.

Feliz nove meses, filha! Obrigada. Muito obrigada por iluminar minha vida!


Te amo!




4 comentários:

  1. Que fotos lindas..... que família bonita!!!!

    É bem isso, PAti, a maternidade nos muda tão completamente, que mesmo que ninguém perceba (mas todo mundo percebe), nós sabemos quão drásticas são essas mudanças....

    Euzinha: parei de fumar pq um dia a Laura falou, com 1 ano e 10 meses, nem falava direito "vai fumá mamãe?" e eu quase morri de desgosto, de raiva, de tristeza, de pesar.... como estava ensinando isto à minha filha? Pelamor!

    Parei radicalmente, da noite para o dia.

    Refrigerante: idem. Era absolutamente viciada em coca-cola, tanto que na gravidez da Laura eu tomei UMA LATA POR DIA, tentando REDUZIR o consumo de coca. Minha meta era uma lata, não mais do que isso e suei para conseguir...
    Após o nascimento da pequena e com a chegada da introdução dos alimentos, nunca mais na minha vida comprei coca-cola e, de veeeeez em quando tomo uma, em algum almoço de trabalho, mas, no geral, só água. Até os jantares em casa são a base de água. Tudo com água.

    Fora as mudanças mais íntimas, que só nós percebemos... e são tantas... são tão grandes....

    Parabéns pelos nove meses da Manu! Quando ela completar 1 ano vc verá que é outra pessoa.... quando completar 2 anos, vc não se reconhecerá nem nas fotos de antes de ser mãe mais...

    Que Deus abençoe esta pequena para todo o sempre.

    Beijos grandes!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo comentário, Dani!
      A gente se transforma mesmo. Eu estou tentando diminuir o Guaraná. Se tem na geladeira, eu bebo todo. E criança é exemplo, né? Fora que, desde bebês, eles absorvem tudo. Mesmo quando achamos que ainda são pequenos demais para entender...
      Parabéns! O máximo você ter largado o cigarro! Laura quando souber o que é isso, terá muito orgulho! =)

      Excluir
  2. A maternidade é um grande aprendizado.Se vamos tirar proveito disso cada uma é quem sabe. Fico feliz em saber que você consegue perceber o quanto você amadureceu, que você se transformou numa grande "leoa", disposta a enfrentar o mundo por nossa princesa.Isso tudo é só o início. Cada ano da Manuela é uma etapa na sua transformação. Fico muito feliz em perceber que você não tem medo de acertar muito menos de errar. Esse turbilhão de sentimentos é apenas o começo desse seu amadurecimento como mãe. E para ficar bem registrado na sua memória, conte sempre comigo!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Está linda sua princesa.
    As mudanças só começaram.
    beijos
    maede4princesas.blogspot.com

    ResponderExcluir