quarta-feira, 19 de junho de 2013

Pela minha filha e pelos filhos de todos vocês



Mais uma vez, o futebol para o país. Contrariando o passado, unimo-nos, desta vez, em busca de algo muito mais valioso que qualquer campeonato ou taça. Unimo-nos em prol do futuro. Do nosso e das gerações vindouras.

Colocamos em xeque nossas raízes, dispostos a reconhecermos nossos erros como povo e entendendo, de vez, que se há corruptos, há, na mesma proporção, corrompidos.

Percebemos o preço alto que pagamos por, orgulhosamente, ostentarmos os títulos de país do futebol e do carnaval. Vimos, finalmente, que isso não vale de nada quando nos falta o fundamental e aproveitamos os holofotes para gritarmos nossas insatisfações ao mundo todo.

Buscamos, em tempo, curar nossos males mais profundos e transformar nosso gigante, que, como sempre nos alertou seu Hino, assim o é por sua própria natureza.

Como ser humano, encho-me de esperança ao relembrar que o bem ainda é a maioria. Que vândalos, baderneiros, bem como os corruptos, realmente não nos representam.

Como cidadã e mãe, desejo que essas reflexões adentrem os lares, causando modificações profundas e individuais, que terão, inexoravelmente, consequências no todo. Desejo que aprendamos que para um país melhor, para um mundo melhor, precisamos pautar nossa caminhada no respeito, na ética e no amor.

Que saibamos de uma vez que o mesmo jeitinho que damos aqui e ali é o que o político faz quando superfatura uma obra, por exemplo. Que entendamos que precisamos dar um basta e reconstruir o país para usufruto das gerações futuras.

Desejo que tudo isso tenha um propósito e que o Gigante tenha realmente acordado.


Pela minha filha e pelos filhos de todos vocês.

8 comentários:

  1. Muito bom prima. Mas olha não tem problema em ostentarmos os títulos de país do futebol e do carnaval, já que outros países também amam futebol e tem as suas festas. O grande problema do nosso país é a passividade do nosso povo, nunca lutamos por nada e, como fala a sua Tia Ilma (minha querida mãe) nem por nossa independência. O povo sempre quer tudo fácil, por isto os governantes roubam em troca dos bolsas. Acho que agora acordamos e estamos brigando por um país melhor de verdade!

    ResponderExcluir
  2. Também acho que não tem nenhum problema em sermos o país do futebol e do carnaval. Aliás, curto muito as duas coisas. Mas não podemos ser apenas isso. Não podemos ser o país do oba-oba!
    E a culpa não está nos políticos, no policial, no sei lá quem. A culpa está em nós mesmos. Em não nos enxergarmos como um todo, como cidadãos do mesmo país. Em não vislumbrarmos um bem comum. Em sermos, como você disse, passivos. Sempre passivos.
    Tomara que tudo isso seja verdade!

    Obrigada por sempre comentar aqui!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. A grande verdade é que deveríamos ter tudo no Padrão Fifa de qualidade e não somente os Estádios
    Bjks
    http://www.maevaidosa.com/2013/06/meu-pequeno-corajoso.html
    #recantocomenta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida, Andreia!
      Se encontramos meios para fazer a Copa, encontramos meios para fazer o todo o resto, no mesmo padrão!
      Aliás, é obrigação fazer, no mínimo, no mesmo padrão!

      Obrigada!

      Beijos

      Excluir
  4. Muito bom esse seu comentário!!! Espero realmente que as coisas possam se ajeitar de vez.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post amiga, e tomara que o gigante tenha acordado mesmo, e tenha resultados bons,para nós brasileiros, espero que nossos filhos pague menos impostos e viva em um país mais justo, onde a saúde e a educação seja prioridade.
    Bjinhos...
    #recantocomenta
    http://cantinhodoalvaro.blogspot.com.br/2013/06/resenha-fraldas-e-lencos-bummis-capricho.html

    ResponderExcluir
  6. O negócio é o quê está em jogo. De fato, se é possível realizar eventos como uma copa de futebol, imagina o fundamental! É absolutamente possível! Mas a quem interessa? Às classes que até então se conformavam com o pão e circo e que, enfim, vêm ganhando voz e vez através desses manifestos. Copa, Olimpíadas e outros eventos são de suma importância cultural para o país. Mas se você está com fome, vai primeiro comer para depois assistir jogo. Se você é assaltado, não vai nem conseguir pensar em futebol. Ou seja, cultura e lazer são importantes. Mas saúde, educação e segurança são fundamentais.
    Abraço!
    http://cademeutempo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir