quinta-feira, 30 de outubro de 2014

A Creche. A Comida. O Vilão.

Gosto muito da escolinha da Manu. Boas instalações, boas atividades e bons profissionais. Sua tia é maravilhosa: competente e muito carinhosa com os pequenos. Manuela a ama de paixão. E, claro!, eu também! Afinal, quem nunca ouviu aquele ditado: quem a boca do meu filho beija a minha adoça?

Se faz bem a ela, faz bem a mim! Simples assim!

É palpável o quanto ela aprendeu nestes 10 meses de creche. E eu sou imensamente grata por isso. À professora e às auxiliares. Elas são responsáveis diretas por todo esse crescimento.

Ontem, porém, enquanto dava uma fuçada no facebook da instituição, deparei-me com uma foto que, instantaneamente, ligou meu botão de alerta!

Um show de mágica de ninguém menos que Ronald McDonald! Em carne, osso, cabelo vermelho e muita caloria!

Não. Não. Não. E não. Definitivamente, não ornou!

Já lutamos tanto, diariamente, para manter uma alimentação saudável. Já lutamos contra tantos empecilhos (comerciais de tv, personagens nas embalagens, etc etc etc) que insistem em achar que porcaria é comida de criança e até a escola vai jogar contra? 

Pode isso, Arnaldo?

Não sou radical, eu confesso. Na verdade, apesar de lhe oferecer uma alimentação bastante saudável, sou mais permissiva do que deveria gostaria.

Mas me “dou ao trabalho” – ops! Desde quando cuidar de quem amamos é trabalho? - de aprender, de buscar receitas novas, que sejam nutritivas e saborosas. Cuido com tanto carinho das coisas que minha filha come e eu e meu marido nos esforçamos para mudar os nossos hábitos e lhe dar, também, bons exemplos. Estou sempre com o umbigo no fogão para, sem motivo algum, a escola ceder à pressão e, mesmo que nas entrelinhas, estimular o consumo de tanta porcaria?

Assim não dá!

Há poucos meses, na reunião trimestral, a nutricionista da escola bateu fervorosamente na necessidade de cuidarmos de perto do que as crianças ingerem. Obesidade infantil, crianças com colesterol elevado, pressão alta... Tudo isso foi discutido e explicado por ela, nos dando a entender que ali esse assunto era, também, tratado com a devida seriedade.

De alguma forma, levando o personagem às suas instalações, ela está legitimando o consumo daqueles sanduíches, dos refrigerantes e de todas as porcarias que a indústria tenta, a todo custo, nos enfiar goela abaixo. Afinal, todas as informações que permeiam o universo escolar são de extrema relevância na construção de uma criança.

Definitivamente, não curti. E a escola perdeu alguns pontos comigo.

Será que estou tão errada assim? É muita tempestade num copo d’água?

Até quando vamos tratar a alimentação infantil com tanta irresponsabilidade?








7 comentários:

  1. Devemos ter cuidado sim com alimentação das nossas crias. Não é neura é zelo é o cuidar é muitoooooo amor.

    ResponderExcluir
  2. Concordo em gênero, número e grau!!!
    Muito importante cuidar da alimentação das nossas crianças. E a escola tem mesmo que andar de mãos dadas com os pais nesse quesito. Você conversou com eles sobre esse ponto, que é incoerente com o discurso deles?
    Parabéns por cuidar tão bem da alimentação da Manu <3

    Beijo beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falei, sim, Marina. E estou disposta a falar de novo. Aparentemente, eles não acham um grande problema. O que me deixou mais apavorada ainda!!!

      Beijocas!

      Excluir
  3. Pati, to contigo e não abro! Isso não é exagero de forma alguma!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Rita!

      Muitos conhecidos concordaram comigo. Mas fiquei assustada em ver a quantidade de pessoas que não alcançam o tamanho do problema.

      Excluir
  4. Oi Pati! Errada? De forma alguma. Ações como essa ligam diretamente hábitos à marca. Quando a criança enxergar a imagem do personagem automaticamente vai lembrar dos bons momentos na escola. Se a ação fosse fora da escola eu não me importaria tanto e a decisão seria minha de participar ou não, mas na escola eu também não aceitaria. Ponto negativo sim! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom ver você por aqui, Gisa! =)

      Mas é justamente isso! Em vários momentos da vida, a gente vai optar por algo que não seja tão saudável. A gente vai optar! Escolher! E quando a escola reserva um momento do dia para levar um personagem de tanto apelo, ela não nos dá opção de escolha! Joga na cabeça das crianças a informação de que aquilo e natural. E não é!!! Sabemos o quão nocivo é o McDonalds e tantas outras marcas por aí. E o dever da escola é ensinar. E não sucumbir às pressões. O problema é alimentar, é de consumo e de tantos outros cânceres que vemos se espalhar pela nossa sociedade.

      Enfim... Mas parece que o universo dos blogs é paralelo. Pessoas que buscam informação não são maioria. Ao que tudo indica, na escola, grande parte achou tudo muito natural.

      Excluir